WhatsApp%20Image%202020-03-12%20at%2014.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O principal instrumento de sensibilização e aprendizagem em Unidades de Conservação é o contato direto com a natureza por meio das metodologias de Educação e Interpretação Ambiental. No Programa de Educação Ambiental e Uso Público do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a principal ferramenta é a Trilha Interpretativa da Restinga do Maciambu, que foi planejada para ser utilizada por todo tipo de público e faixa etária, e visa promover a sensibilização e a conscientização da importância do ecossistema de restinga, bem como a conservação da natureza. As trilhas em meio a natureza são como um laboratório vivo para o desenvolvimento de experiências significativas em educação ambiental, aplicadas pela equipe de educadores do Centro de Visitantes.

- Centro de Visitantes, Espaço Raulino Reitz e Casa Açoriana:

 

 O Centro de Visitantes possui também auditório, salas de apoio e ambiente externo com área para piquenique e um anfiteatro, onde são realizados eventos educativos ao longo do ano e atividades complementares como cursos de formação continuada para educadores, palestras, exposições fotográficas e de materiais que compõem o acervo museológico do parque.

 

- Condução lúdica: 

Buscam a sensibilização dos visitantes com experiências que perpassam por: peças teatrais interativas com cenas encadeadas ao longo da trilha, atividades planejadas para despertar os sentidos, experimentos educativos de iniciação a pesquisa científica, uso de instrumentos musicais, como flautas e apitos.

 

- Trilha guiada: 

 

A experiência de caminhar pela trilha com a condução de um monitor preparado para buscar despertar a percepção dos caminhantes faz toda a diferença na observação dos ciclos da natureza ao longo das estações do ano, períodos de acasalamento e reprodução dos animais, desovas de répteis, migração e nidificação de aves, floração e sucessão da vegetação, mudanças na paisagem pelo regime de chuvas, detalhes que enriquecem a caminhada.

 

- Oficinas: 

 

As instalações do Centro de Visitantes também oferecem espaços adequados para realização oficinas educativas como: teatro-educação, trilha sensitivas, mosaico, rastros, pintura, bombas de sementes, entre outras, que propiciam ao público escolar e afins uma experiência prática e envolvente integrando processos mais participativos de educação ambiental.

Sociobiodiversidade do tabuleiro.png

MATERIAIS

PROJETOS DESENVOLVIDOS EM PARCERIA COM O CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DAUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

PODCAST DO TABULEIRO

Uma experiência do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para dentro do Spotify!

TRILHA VIRTUAL DA RESTINGA 

Uma alternativa para o distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19.

GLOSSÁRIO ILUSTRADO

O glossário ilustrado nos ajuda a visualizar os conceitos importantes e diferentes espécies do PAEST.

MÚSICAS

Músicas sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 

TEXTO REDIGIDO POR ADRIANA LUNARDI, LARISSA MARCHESAN E LÍVIA DE SOUZA CARVALHO SELHANE