DIVERSIDADE DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

Aqui você consegue acessar textos e imagens que apresentam a diversidade protegida no PAEST.

WhatsApp Image 2020-05-22 at 15.52.21.jp

GEODIVERSIDADE

É a variedade de ambientes geológicos, associados a fenômenos e processos geomorfológicos que em conjunto originam e formam o relevo.

BIODIVERSIDADE

É o conjunto de organismos vivos de todas as origens, compreendendo,  os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos que fazem parte, compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

SAIBA MAIS
ANTA.png
Zé Paiva

SOCIODIVERSIDADE

Está relacionada à diversidade humana, à diversidade cultural, aos diferentes costumes, tradições, crenças, saberes e formas de vida, que devem ser respeitadas, compreendidas e valorizadas.

ECOSSISTEMAS

Ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos. Santa Catarina está totalmente inserido no domínio do Bioma Mata Atlântica, incluindo distintas fitofisionomias florestais e ecossistemas associados.

Foto Zé Paiva
Foto Zé Paiva

RECURSOS HÍDRICOS

Um dos principais objetivos da criação do PAEST, está o da proteção das nascentes, rios, lagunas, cachoeiras e todos os corpos d’água que são responsáveis pela manutenção da vida e das atividades sociais, ambientais e econômicas na região.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO - INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DE SANTA CATARINA - INSTITUTO ÇARAKURA